Resenha Man!

Aquele site que você adora ver porque tem de tudo , concorda? Só para maiores de 18 anos.

Categoria: Tecnologia

Formigas possuem sua própria Internet

Não, isso não é uma piada. As formigas têm sua própria internet e cientistas chamam de “Anternet”.

As formigas em várias ocasiões provaram que são criaturas verdadeiramente notáveis.
O mundo estranho das formigas é muito mais complexo do que pensamos. Essas pequenas criaturas incríveis apenas nos surpreendem. Uma descoberta recente mostra que as formigas estão usando um algoritmo muito especial e sua própria internet.

Na superfície, as formigas e a Internet não parecem ter muito em comum. No entanto, dois pesquisadores descobriram agora que uma espécie de formigas de colheita determina quantos forrageiros enviam para fora do ninho, da mesma forma que os protocolos da Internet descobrem a quantidade de largura de banda disponível para a transferência de dados. Os pesquisadores estão chamando isso de “anternet”.

Deborah Gordon, professora de biologia em Stanford, estuda formigas por mais de 20 anos.
Quando ela descobriu como as colônias de formigas da colheita que ela estava observando no Arizona decidiram quando enviar mais formigas para obter comida, ela convocou o campus para Balaji Prabhakar, um professor de ciência da computação em Stanford e um especialista sobre como os arquivos são transferidos uma rede informática.

No começo, ele não viu nenhuma sobreposição entre o dele e o trabalho de Gordon, mas a inspiração logo atingiria.

“No dia seguinte, ocorreu-me:” Ah, espere, isso é quase o mesmo que os protocolos [Internet] descobrem a quantidade de largura de banda disponível para transferir um arquivo! “, Disse Prabhakar.

“O algoritmo que as formigas estavam usando para descobrir quanta comida há disponível é essencialmente o mesmo que o usado no Protocolo de Controle de Transmissão”.

O Protocolo de Controle de Transmissão, ou TCP, é um algoritmo que gerencia o congestionamento de dados na Internet e, como tal, foi integral, permitindo que a web inicial fosse aumentada de algumas dúzias de nós para os bilhões em uso hoje. Veja como funciona: como fonte, A, transfere um arquivo para um destino, B, o arquivo é dividido em pacotes numerados. Quando B recebe cada pacote, ele envia uma confirmação, ou um ack, para A, que o pacote chegou.
Este loop de feedback permite que o TCP execute a evitação do congestionamento: se os acks retornarem a uma taxa mais lenta do que os dados foram enviados, isso indica que há pouca largura de banda disponível e a fonte de transmissão de dados diminui de acordo.

Se acks retornar rapidamente, a fonte aumenta sua velocidade de transmissão. O processo determina a quantidade de largura de banda disponível e reduz a transmissão de dados de acordo.

Acontece que as formigas da colheita (Pogonomyrmex barbatus) se comportam da mesma maneira na busca de alimentos. Gordon descobriu que a taxa em que as formigas da colheita – que forrageiam para sementes como indivíduos – deixam o ninho para procurar alimentos, corresponde à disponibilidade de alimentos.

Colhedores de formadores de colheita que esperam dentro do ninho.
Crédito: Katherine Decktar

Site ensina funcionamento da internet, desenvolvimento front e backend de graça

Quer aperfeiçoar suas habilidades de desenvolvimento web ou entender o básico do funcionamento da internet? A equipe do Tutset preparou uma árvore de aprendizado online que guia os interessados no estudo sobre programação e sobre a tecnologia que faz a web funcionar. Afinal, para quem busca desenvolver projetos baseados nela, seja de uma startup ou de um aplicativo, é essencial entender o que acontece por baixo do capô.

O Tutset tem uma navegação simples. Na página inicial, três ramos principais conduzem para suas respectivas áreas: Fundamentos da web,Desenvolvimento Frontend e Desenvolvimento Backend.

Fundamentos web possui quatro coleções de aulas: Como a internet funcionada perspectiva de desenvolvimento, acesso ao sistema operacional por meio do Terminal, o sistema de controle de versão open source Git e o popular editor de código Sublime Text.

Cada uma dessas coleções dá acesso a uma lista de vídeos no YouTube, páginas de tutoriais e livros digitais sobre aquele tema, selecionados pela curadoria do Tutset. A maior parte do conteúdo é gratuito, e os materiais pagos têm sinalização especial.

Desenvolvimento Frontend tem três coleções: HTML e CSS, cobrindo o básico das linguagens de marcação que sustentam os documentos online, JavaScript, sobre a linguagem de programação que adiciona interatividade às páginas, eTools, com uma série de ferramentas que prometem acelerar e facilitar o processo de desenvolvimento.

A página de Desenvolvimento Backend possui áreas específicas para algumas das linguagens de programação mais populares atualmente: PHP, Ruby ePython, além de uma coleção exclusiva para bancos de dados – MySQL,PostgreSQL e MongoDB.

Estes são os três primeiros ramos de conhecimento disponibilizados pela equipe do Tutset, mas já existem pelo menos mais dois em produção: desenvolvimento mobile e design. Interessados já podem se inscrever para receber os avisos de lançamento.

CCleaner com malware infecta mais de 2 milhões de PCs em um mês

O CCleaner é um aplicativo utilizado por diversas pessoas para eliminar rastros de arquivos que foram apagados e realizar algumas outras ações com o intuito de otimizar o computador. Ele já foi baixado mais de dois bilhões de vezes, mas nem todos que estão nesse grupo podem comemorar o fato de terem instalado o software em suas máquinas.
Em uma mensagem divulgada pelos especialistas de segurança da Cisco Talos, foi mencionado que hackers conseguiram infectar o software com um malware responsável por afetar 2,27 milhões de usuários do CCleaner. Tal vulnerabilidade foi encontrada na versão 5.53 e confirmada pela Avast, empresa detentora da Piriform (que, por sua vez, é responsável pelo aplicativo em questão).

6 aplicativos que você precisa baixar neste verão

Chegou a estação climática mais amada do ano, o verão, que até o dia 20 de março nos proporcionará dias de muito sol e noites de altas temperaturas. Apesar do Brasil ser um país quente durante quase todo ano, é no verão que as pessoas se sentem mais confortáveis para viagens e curtir momentos de descontração com familiares e amigos.

E para aproveitar todos esses momentos da melhor maneira, há disponível diversas opções de aplicativos para facilitar seus dias durante essa época do ano. Segue abaixo uma lista com 6 apps, que vão desde um autoatendimento em bares e restaurantes até preparar um churrasco sem precisar sair de casa:

1 – NaPraia

Você está curtindo o sol na praia e de repente, bate aquela vontade de beber ou comer algo, mas o vendedor está distante e você deixa o desejo de lado. O aplicativo NaPraia nasceu para conectar todo o ecossistema das areias – banhistas, vendedores, prestadores de serviços e anunciantes. Por meio dele, o cliente faz o pedido pelo celular, o vendedor recebe um aviso em seu dispositivo com a exata localização do cliente. O vendedor aceita o pedido, vai ao encontro do cliente e faz a venda, que pode ser paga no cartão de crédito, no próprio celular. No final, o cliente avalia o serviço no seu próprio smartphone e o pedido é encerrado.

Clique aqui para baixar

2 – VocêQpad

Quanto tempo não perdemos em filas de bares e restaurantes? Para mudar isso, em 2014 surgiu o VocêQpad, aplicativo de autoatendimento que possibilita a seus usuários pedir e pagar seus pedidos diretamente do smartphone. Ele possui em uma única ferramenta dois diferentes tipos de atendimento, serviço de mesa e balcão, além da opção de pagar diretamente na plataforma por meio de Vale Refeição, cartão de crédito ou PayPal.

Clique aqui para baixar

3 – LikeChurras

Se você deseja preparar aquele churrasco para receber amigos e familiares, mas não tem tempo para sair e comprar o necessário, tem que baixar o LikeChurras. O app oferece uma nova experiência na compra de carnes de qualidade e seus diferentes cortes. Por meio de sua localização, ele te oferece opções de estabelecimentos onde poderá fazer um pedido completo para um churrasco (carnes bebidas e outros itens), podendo agendar data, período e local de entrega dos produtos. O pagamento só acontece no momento em que o consumidor receber os itens escolhidos, podendo optar por pagar com dinheiro ou cartões de débito e crédito.

Clique aqui para baixar

4 – Brasil Drinks

O calor é ideal para se apreciar drinks diferenciados e o Brasil Drinks é um aplicativo que pode ajudar você a fazer sucesso nas festas com seus amigos e familiares. Ele traz uma série de receitas de drinks populares divididos em nove categorias que oferecem sugestões de caipirinhas, shots e drinks clássicos, entre outros. Além disso, você ainda pode conferir dicas de decoração e os diferentes tipos de copos e taças que você pode usar. Porém, cuidado com a empolgação e beba com moderação!

Clique aqui para baixar

5 – Sem Hora

Se você está procurando um lugar para aproveitar as noites de verão, o aplicativo Sem Hora te mostra diversas opções de eventos espalhados por diversas cidades do Brasil. O usuário pode comprar o ingresso e entrar no local escolhido somente utilizando o aplicativo, evitando grandes filas.

Clique aqui para baixar

6 – Flush

Finalizamos a lista com um aplicativo salvador para aqueles momentos de aperto, em que se necessita encontrar o banheiro mais próximo com rapidez. O Flush te mostra os toalhetes mais próximos, ideal para quem viajará para curtir o verão em lugares mais desertos ou com poucas opções de toalhetes.

Clique para baixar

Apple lança 72 novos emojis e o mais esperado “facepalm” está na lista

Você é um daqueles que não consegue enviar uma frase sem colocar um emoji que represente o momento? Se sim, você vai adorar este artigo. A Apple anunciou que até o fim de novembro, pelo menos 72 carinhas estarão disponíveis a partir de uma nova atualização do sistema operacional iOS (versão 10.2). Além disso, a Apple afirmou que vai remodelar os outros emojis existentes, deixando-os com aparência mais realista.

Como serão os novos emojis

emojis-apple

Entre os novos emojis, têm o tão aguardado ‘facepalm’ (uma pessoa com a mão no rosto, indicando algo como ‘vergonha alheia’, ou ‘não acredito nisso’). Novos animaizinhos, como coruja, raposa e gorila também estão na lista.

Tem até emoji de ‘selfie’! A ideia é abraçar os diversos tipos de comportamento possíveis quando estabelecemos uma conversa via bate-papo, por exemplo.

Figuras de profissões variadas, como bombeiros, cozinheiros e até astronautas também compõem a novidade.

É possível ver a lista completa dos novos emojis no vídeo abaixo:

Page 1 of 14
1 2 3 14
Resenha Man! © 2018 Contato